Um livro que comece com a letra do seu nome - Desafio Literário

Olá pessoal... 
Hoje eu estou aqui para dar dicas e falar sobre livros que começam com a letra do SEU nome para o desafio literário lançado por Devolva meu livro, por favor. Você pode ter mais informações sobre o desafio aqui, e não esqueça de deixar nos comentários os livros lidos. Vou colocar um livro de cada letra do alfabeto e você procura a sua ok? Lembrando que eu coloquei essas sugestões pois são livros que eu já li. Agora vamos aos livros...
A - Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco): O romance conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, que acabam se apaixonando e vivendo um amor escondido, pois pertencem a duas famílias que se odeiam. Simão e Teresa são vizinhos, e mantem um namoro através das suas janelas, que são próximas. As famílias, em busca de impedir o relacionamento dos dois, buscando a todo custo arranjar o casamento de Teresa com um primo, e vendo que não conseguiam, acabam lhe internando em um convento. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, é condenado à forca. Como vocês podem perceber é  uma história muito semelhante ao do amor entre Romeu e Julieta. 



B - Beijada por um anjo (Elizabeth Chandler): O primeiro volume da série de livros narra a história de Ivy, uma menina que sempre acreditou em anjos... Ivy conhece Tristan e se logo se apaixona perdidamente, mas por uma ironia do destino ele morre. Ivy se vê de coração partido e sem saber mais acreditar em anjos. Então Tristan retorna, como anjo, mas por sua descrença Ivy não consegue sentir a presença de seu amor. Ivy corre perigo e Tristan faz tudo o que pode para salvá-la...  Será que ele vai conseguir ajudá-la?



C - Como eu era antes de você (Jojo Moyes): Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 







D - Dom Casmurro (Machado de Assis): A história de Bentinho e Capitu. Foi um milagre Bento ter nascido e com saúde, por isso sua mãe prometeu que mandaria ele para o seminário e que o menino se tornaria padre, mas apesar da promessa de sua mãe, Bentinho não consegue ficar longe de sua vizinha, Capitu. Os dois se beijam, Bento quer ficar e casar com ela, mas sua mãe nunca consentiria com isso. Bento vai ao seminário mas logo desiste, para não decepcionar a mãe ele vai estudar direito em São Paulo. Quando ele volta a sua cidade ele finalmente tem a liberdade de casar com a amada Capitu. Esse é um livro regado de romance e mistério... Bento se torna pai, mas será que se é ele mesmo o pai?





E - Eleanor & Park (Raibow Rowell): Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.




F - Feios (Scott Westerfeld): Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Seu único trabalho é aproveitar muito. Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.
Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.



G - Garota Exemplar (Gillian Flynn): O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, “Garota Exemplar” é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.



H - Helena (Machado de Assis): Narra a história de Helena, que, considerada uma filha abastarda, é reconhecida e acolhida pela família de seu pai, quando este falece. O livro inicia seu enredo exatamente nesse momento, quando o Conselheiro Vale, pai de Helena, tem sua morte ocasionada por apoplexia, após sua sesta. Deixa para trás seu filho Estácio, sua irmã D. Úrsula, seu amigo Dr. Camargo, e sua filha que estará num internato, chamada Helena. Em seu testamento, o Conselheiro reconhece sua filha Helena, até então desconhecida por sua família, e deixa para ela uma parte de sua fortuna, além disso, pede para que a acolham com laços familiares. Apesar da resistência de D. Úrsula, Helena sai do internato e vai viver com seu irmão e sua tia.





I - Irresistível (Sylvia Day): Sete anos antes, às vésperas de seu casamento, Jessica testemunhou sem querer uma cena íntima protagonizada por um casal, ao ar livre. Ainda que se sentisse estranha naquela posição de voyeur, ela ficou magnetizada, sem conseguir sair do lugar. Mesmo sem compreender os motivos, ela se viu completamente excitada, e a cena com aquele homem povoou seus sonhos por muito tempo: Alistair era o nome dele. Durante os anos de um casamento sem grandes marcos, a imagem de Alistair continuou alimentando a imaginação de Jessica, provocando sonhos e fantasias que ela não ousava contar para ninguém. Agora Jess passava por momentos decisivos. Viajar para o Caribe a fim de recomeçar a vida parecia ser a melhor coisa a fazer. Tendo perdido o marido um ano antes, decide fazer a viagem e acaba encontrando Alistair no mesmo cruzeiro.... E os sete anos de prazeres negados pareciam agora detidos apenas por algumas finas camadas de seda... e a certeza de que já haviam esperado o bastante.





J - Jardim de Inverno (Kristin Hannah): Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.




K - KGB História Secreta (George Schpatoff): Esta obra é resultado de um espantoso trabalho de “cavador”. Para escrever a história global da KGB, o autor percorreu vários países onde acabou descobrindo os surpreendentes e chocantes casos relatados no livro. Para desvendar os segredos da KGB, ele empreendeu um mergulho a fundo em importantes metrópoles: Nova Iorque, Washington, Londres, Madrid, Lisboa, Paris, Roma, Atenas, Belgrado, Ankara, Istambul, Cairo... Esteve também no Rio de Janeiro, Brasília, Buenos Aires, Ciudad Trujillo... Foi necessário fazer investigações inclusive em Kastamonu, na Turquia; Vigo e Barcelona, na Espanha; Saint-Malo, na França; Gênova, na Itália; Akron, Fort Wayne e Detroit, nos Estados Unidos. A verdade é que ele viajou mais, muito mais... E o resultado foi a história completa e profunda da maior organização de espionagem e contra-espionagem do mundo. Nenhum autor revelou até agora com tanta profusão de detalhes a fantástica trajetória do serviço secreto soviético - KGB, desde sua fundação até sua extinção.




L - Laranja Mecânica (Anthony Burgess): Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de '1984', de George Orwell, e 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley, 'Laranja Mecânica' é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.






M - Melancia (Marian Keyes): Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.






N - Nirvana nunca mais (Mark Lindquist): Pete Tyler está numa encruzilhada. Aos vinte e sete anos deixou uma importante banda grunge de Seatle para pôr à prova uma vocação mais adulta. Agora, nove anos mais tarde, ele é um promotor público assistente que freqüenta os mesmos clubes e sai com o mesmo tipo de garotas. Conclui que está na hora de se casar. Entre as possibilidades estão Beth, seu primeiro amor que desapareceu; Winter, sua eventual namorada e stripper; e Esmé, uma executiva. Quando um caso de estupro chega à sua mesa, Pete se vê confrontado pelo passado e pelo presente e finalmente precisa escolher de que lado vai ficar. ''Nirvana nunca mais'' é uma história divertida e inesperadamente comovente de um homem com um pé na adolescência e outro na vida adulta. Tecido com referências ao rock clássico e ao rock alternativo de Seatle, o livro é um improviso agridoce em torno a geração de oitenta.



O - Olga (Fernando Morais): Este livro relata a história de Olga Benario Prestes, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes. Olga foi entregue a Hitler pelo governo Vargas, quando estava grávida de sete meses e acabou assassinada nos campos nazistas. Com simplicidade, sabedoria e grandeza, ele soube recriar um drama profundamente humano de nossa época. Entre a guerra desencadeada pelo nazismo e a miséria de uma ditadura latino-americana (com seus crimes característicos), Fernando Morais delineou a figura quase lendária de uma mulher que sempre empunhou o estandarte de ideais generosos.Este é um livro que conta a vida e a morte, que fala da beleza e da ignomínia - um livro verdadeiramente inesquecível.




P - Pollyanna (Eleanor H. Porter): Embarque na emocionante história da doce Pollyanna, que, após ficar órfã aos 11 anos, vai morar com a sua amarga tia. Essa convivência, aparentemente impossível, vai transformar a vida de ambas e de todos à sua volta. Este livro, um dos mais traduzidos e adaptados romances do século XX, carrega a intensa mensagem positiva de que todas as coisas podem ser melhores, dependendo da forma como as olhamos. Pollyanna está sempre de bom humor, será que nada pode abalar a menina? Como seria se fossemos sempre esperançosos e confiantes?







Q - Quem é você, Alasca? (John Green): Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. 







R - Ratos (Gordon Reece): Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.




S - Sushi (Marian Keyes): Lisa Edwards, a durona e sofisticada editora de revistas, acha que sua vida acabou, quando descobre que seu novo emprego 'fabuloso' não passa de uma ordem de deportação para a Irlanda, com a missão de lançar a revista Garota. Ashling Kennedy, a editora assistente da Garota, também tem seus problemas. É a Rainha da Ansiedade, e não é de hoje que sente que algo não está cem por cento na sua vida. E não só porque o que lhe sobra são bolsas, falta em cintura e namorado - mas porque, no fundo, no fundo, falta algo mais, como aquele pontinho minúsculo que fica na tela quando a gente desliga a TV à noite. Conhecida como 'Princesa', a vida sempre deu a Clodagh tudo que queria (e por que haveria de ser diferente, quando se é a garota mais bonita da turma?). Ao lado de seu príncipe e dois filhinhos encantadores, ela vive um conto de fadas doméstico em seu castelo. Mas então, por que será que nos últimos tempos anda sentindo vontade - e não pela primeira vez - de beijar um sapo? (Abrindo o jogo: de dormir com um sapo).




T - Toda Sua (Sylvia Day): Eva Tramell tem 24 anos e acaba de conseguir um emprego em uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos. Tudo parece correr de acordo com o plano, até que ela conhece o jovem bilionário Gideon Cross, o homem mais sexy que ela — e provavelmente qualquer outra pessoa — já viu. Gideon imediatamente se interessa por Eva, que faz tudo o que pode para resistir à tentação. Mas ele é lindo, forte, rico, bem-sucedido, poderoso e sempre consegue o que quer — e é claro que Eva acaba se entregando. Uma relação intensa começa. O sexo é incrível. Capaz de levar os dois a extremos a que jamais tinham chegado. E, então, eles se apaixonam — o que pode ser tanto a chave para um futuro feliz quanto a faísca que trará de volta os traumas do passado.





U - Um amor para recordar (Nicholas Sparks): Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma. 







V - V de Vingança (David Lloyd e Alan Moore): Uma poderosa e aterradora história sobre perda de liberdade e cidadania, em um mundo bem possível,'V DE VINGANÇA' permanece como uma das maiores obras dos quadrinhos e o trabalho que revelou ao mundo seus criadores, ALAN MOORE e DAVID LLOYD.Encenada em uma Inglaterra de um futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra essa situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, 'V DE VINGANÇA' traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança a este audacioso conto de opressão e resistência.“LEMBREM, LEMBREM O CINCO DE NOVEMBRO...”








W - Will & Will - Um nome, Um destino (John Green): Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.








X - Xeque-Mate (Josmar Jozino): "Xeque-Mate" é a história real de polícia e bandido em São Paulo, dos temidos homens da Rota contra os líderes do crime organizado, do poder que sai de dentro das cadeias e da liberdade de matar indiscriminadamente em nome de uma propensa ordem e do bem-estar públicos. Nunca se foi tão fundo em busca da verdade, apurada dos dois lados, sem receio de torná-la pública. "Xeque-Mate" é leitura obrigatória para quem quer conhecer o submundo do crime.







Y - Yakuza Moon - Memórias de uma filha de um gangster (Shoko Tendo): Esta obra é o relato verídico sobre a luta bem-sucedida de uma jovem mulher, filha de um rico chefe da Yakuza, para escapar do ostracismo e do abuso. Também uma rara oportunidade de entrar no hermético mundo da yakuza e, o melhor, a partir de um ponto de vista privilegiado.








Z - Zero (Ignácio de Loyola Brandão): José é um homem insignificante que trabalha mantando ratos em um cinema. Após ser demitido e de uma jornada de conhecimento com um cigano, José conhece Rosa que vem a ser sua esposa. Zero é um romance de militância escrito na época da ditadura milita. É a voz de quem não tem nenhuma. 











Comente com as suas sugestões!!
Abraços.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário