Memórias de Leitura: Bagagem Literária

Eu achava que só tinha começado a praticar a leitura e a ler na quinta serie, quando uma professora pediu um resumo de algum livro lido, mas não, eu já praticava quando escutava minha mãe e meu pai me contando histórias quando pequena, ou nos momentos que pegava livros com figuras e montava minhas próprias historias. Não peguei prazer pela leitura por ter feito o trabalho, mas pela paixão em conhecer novas historias que já estava dentro do meu coração e que eu trazia na minha bagagem de vida. O primeiro livro que eu li, para aquele trabalho, foi O Irmão que Veio de Longe, não lembro o autor, e o segundo foi Romeu e Julieta, que para mim é um clássico, um drama que eu posso ler muitas vezes e, em todas às vezes, vou sentir emoção e ficar ligada aquela história.
Em toda a minha trajetória literária nunca tinha pensado se o que eu estava lendo era considerado literatura, mas agora com as aulas, tenho pensado nisso. O conceito de literatura muda para cada um e cheguei a uma conclusão que para mim pode estar certa, mas talvez esteja errada aos olhos de outras pessoas: A minha literatura é aquela que tem capacidade de mexer com os nossos sentimentos de alguma maneira, como se o livro estivesse fazendo uma leitura do que você precisa ouvir ou pensar mais a respeito.
Há livros, filmes e ate textos que nos dão significados diferentes quando os lemos outra vez, depois de algum tempo, quando nossa bagagem já esta mais cheia.
Pense na bagagem de uma viagem, ela pode ser relacionada com as nossas experiências literárias, e de acordo com os lugares em que passamos vamos enchendo mais nossa mochila de histórias, sentimentos e algumas coisas que marcam tanto que não se quer esquecer, como esses chaveirinhos que são comprados para guardar e mostrar que foi passado pelo lugar, recordações.
Não sei dizer quanto livros já li, comecei a anotar agora, para ter uma noção de quantos livro sou capaz de ler, de acordo como foi o meu mês ou ano. Porém boa parte os livros que eu li foram romances estrangeiros, best-seller e livros de fantasia como Harry Potter e As Crônicas de Narnia. Livros que não me arrependo de ler, mas se fosse começar minha trajetória de leitura agora, iria ler mais livros da literatura brasileira, isso está fazendo falta para o curso. Não posso dizer qual é o meu autor brasileiro preferido, por que não li muitos, e ha alguns que nem ouvi falar ainda.
As minhas experiências literárias não estão transbordando, mas o que me ajudou a conhecer livros e sair do best-seller foi criar o meu blog. Por ele, conheci muitas meninas de todos os cantos do Brasil, criamos um grupo onde tentamos nos conhecer melhor e trocamos experiências e dicas dos livros que já lemos como um clube do livro virtual. E agora tenho trocado cartas com uma escritora de 15 anos de Minas Gerais.
Criei o blog há dois anos com o intuído de fazer resenhas dos livros que eu li, mas não consegui. Então para o blog não cair no esquecimento comecei mostrar como fazer marcadores de paginas, e agora, com o curso de letras e o Livro do Mês, comecei a fazer postagem sobre os livros ajuda a divulgar os livros e vai ficar registrado como um diário dos livros que vamos ter.
Agora até acho que mudei um pouco o objetivo do blog quero falar sobre o curso de letras, mostrar para muitas pessoas que ficam em duvidam sobre o curso, e acham que o futuro é só ser professora. Estou no primeiro semestre e já aprendi tanto, não só nas aulas com os conteúdos, mas com as experiências que os professores nos passam, o convívio com as pessoas de outros lugares, e com realidades diferentes, as palestras e debates, tanta coisa e afinal, isso não é leitura?
Minhas praticas de leitura não estão somente em ler livros impressos ou online, é o que muitos pensam quando fala em leitura, mas também nos diálogos, nos seriados e nos filmes, em imagens e até quando analiso alguém.
O meu caminho junto com as leituras que vou ter ainda só está começando, tem muito a ser aprendido e a ser descoberto. Por enquanto eu estou lendo, mas daqui um tempo posso estar escrevendo minha própria historias de ficção com essas experiências reais.


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário