Resenha: Como Romeu e Julieta - Nina Auras

Olá pessoal, como têm passado? O livro Como Romeu e Julieta foi escrito pela autora brasileira Nina Auras, quando tinha 15 anos de idade e publicado pela Novo Século Editora, que busca novos talentos da literatura brasileira.
Eu li o livro à algum tempo e me surpreendi realmente por ele ter sido escrito por alguém tão jovem. O livro é muito bem escrito, apresenta uma narrativa envolvente e que faz o leitor se colocar no lugar da personagem principal...

O ano é 1944, quando a jovem Julia depara-se com um estranho à porta de sua casa. Era um judeu fugido de um campo de concentração, Auschwitz- Birkenau, o único sobrevivente de uma rebelião e posterior execução de 250 prisioneiros. A narrativa em terceira e primeira pessoa tem início nos dias de hoje, com a descoberta de um diário escondido no porão de uma casa antiga por uma jovem que acabará de se mudar para o local. Ao revirar as páginas do diário a jovem vai descobrindo os horrores da guerra e também as memórias dos antigos moradores.
Adam, na narrativa, é um judeu que conseguiu fugir da execução  e aparece na casa de Julia Leinster no meio da noite. Apesar das dúvidas, Julia decide ajudá-lo e o abriga em segredo. A história dos dois é permeada de segredos, tristeza, problemas, doenças... Como é de se esperar de uma história que se passa durante o horror do nazismo. Nina em sua obra conseguiu expressar com perfeição os sentimentos de angústia dos personagens, do medo e também do amor. 
Os personagens do livro são cativantes. Raramente podemos encontrar um autor brasileiro que escreve sobre o nazismo, há muito mais romances sobre em literatura estrangeira, mas posso afirmar que Nina em sua obra soube retratar a guerra em si e não deixa nada a dever a qualquer outro livro estrangeiro.

BEIJINHOS

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário