Crônica: Não espere demais!

  Recentemente eu li o livro A Quinta Onda, publicado pela Editora Fundamento, e no decorrer da leitura uma frase mexeu comigo e me fez refletir sobre algumas coisas. A frase é essa: “Acabou, não adianta mais. Você esperou demais.”. Eu grifei essa parte com a intenção de fazer alguma coisa com o que ela nos remete, junto com esse sentimento de começo de ano e novas oportunidades e recomeços.
   Parei para pensar e cheguei a ideia de que passamos a vida esperando para que as coisas aconteçam. Ganhar aquele brinquedo quando criança, o primeiro beijo, a primeira vez, entrar para a universidade, tirar a habilitação de motorista, formar-se, casar e ter filhos... A vida é uma eterna espera, mas não é só isso, sempre é algo mais. Viver nos dias de hoje não é mais viver, mas sim sobreviver, pois a vida das pessoas tornou-se uma rotina única: terminar o ensino médio, entrar para a universidade, formar-se, construir uma família, e por fim, morrer. Claro que isso não acontece com todos dessa maneira, mas resume-se a isso, estudar e trabalhar, e esperar, e esperar... E esperar o que? A morte? Todos nós comemoramos nossos aniversários, ganhamos presentes e comemos doces... Mas será que alguém já se deu conta que a cada novo aniversário estamos um ano mais perto da morte?
    Os sonhos não vão bater na sua porta e dizer "Cheguei, fui realizado", eles vão acontecer se você correr atrás, e não é só com os sonhos que almejamos. Quantos possíveis amores deixamos passar por esperar a hora certa de falar sobre os sentimentos, ou tentar. Quantas amizades são perdidas por esperar a "poeira baixar", quantas vontades, quantos sofrimentos são estendidos pelo medo de tentar. A vida está passando, as horas estão correndo, e quando você ver já será um novo ano, de novo, e de novo... e o que você fez? Esperou por algo que nunca aconteceu e nunca vai acontecer se continuar nesse ciclo que se tornou viver. Você vai se orgulhar de ter deixado tantas oportunidades e sonhos para trás? Você vai querer voltar no tempo, não vai?
   Sim, você vai, e mesmo que corra atrás e tente de todas as maneiras possíveis viver os sonhos, você sempre vai querer voltar no tempo e fazer diferente, então mesmo que nem tudo saia como se quer, tente! Corra atrás! Não espere um ano novo perfeito, sem decepções e perdas, isso é inevitável e faz com que a vida seja vivida, faz o ser humano realmente estar vivo. Não espere um ano novo cheio de oportunidades, principalmente se você não for correr atrás delas quando aparecerem. Não espere um ano novo cheio de esperança,  de amor e de pessoas para amar, cheio de novidades, e desejos. Não espere, corra atrás dessa esperança, desse amor, faça você mesmo o ano ser perfeito, não deixe que se torne só mais um ano na sua vida.

   E ai? Vai esperar chegar ao final da vida, quando o seu corpo não suportar mais os sonhos da alma, quando os momentos são outros, e as oportunidades já passaram? Vai esperar a vida tocar no teu ombro e dizer "Acabou, não adianta mais. Você esperou demais."? Vai esperar não ter mais forças e nem tempo para tentar? As coisas acontecem sim na hora certa, mas você vai deixar o momento passar? Você vai ficar esperando enquanto ainda pode carregar os sonhos nos ombros e correr?
   A vida continua passando, o tempo continua correndo, hoje jovem e amanhã velho. Não deixe para amanhã, não espere, corra atrás agora, antes que você tenha esperado demais...

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário