O menino e o mundo - Primeira Animação Brasileira Indicada ao Oscar!

Bom dia! Hoje vou falar sobre o filme "O menino e o mundo", a primeira animação brasileira indica ao Oscar. Isso nos mostra o quanto o cinema brasileiro evoluiu, hoje as produções brasileiras também são superproduções internacionais. O filme é de 2014, dirigido por Alê Abreu e já foi vendido em mais de 90 países. A animação foi vencedora do Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, na França. Ainda foi indicado nas categorias de melhor animação independente, melhor direção de arte e melhor música na 43ª edição da Annie Awards, nos EUA. 

No filme o personagem principal é um menino que mora em uma cidade isolada. Um dia ele resolve sair pelo mundo em busca do pai. Na jornada de autoconhecimento que percorre ele encontra as mais diferente criaturas, como máquinas-bichos, e também descobre um dos maiores problemas que assolam a humanidade, a desigualdade social. 
A crianção dos cenários e dos personagens foi feita com lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas.


Os diálogos foram gravados em português, mas as gravações foram invertidas tornando impossível a compreensão.
O filme teve baixa bilheteria no Brasil, cerca de mais de 30 mil pessoas. Ironicamente a bilheteria foi muito maior na França, com mais de 100 mil espectadores. Isso demonstra como o povo brasileiro não aproveito o material de arte e cultura que é produzido dentro do nosso país. A população em geral tende a depreciar tudo produções brasileiras e a vangloriar quase qualquer produção que venha de fora do país. 
O cinema brasileira produz obras com tanta qualidade quanto o cinema do exterior, o problema é o ângulo pelo qual o publico do nosso país vê as produções nacionais (ou melhor não vê). Da mesma forma que o cinema brasileiro traz belas produções, a arte, a música e o teatro nacional traz materiais de qualidade que tornam nossa país ainda mais rico. Mas hoje para o povo brasileiro aprender a valorizar essa riqueza, primeiro ela tem que ser valorizada fora do país. Como "O menino e o mundo" que fica cada vez mais popular a medida que mais prêmios ele ganha. Um dia espero que o brasileiro aprenda a ver as riquezas que temos sem ter que olhar para fora primeiro.
Agora, abaixo fiquem com o trailer de "O menino e o mundo" e se tiverem a oportunidade assistam, vale muito a pena:


EXTRA - Música "Aos olhos de uma criança" - Emicida (trilha sonora do filme)




Até outro vez...
Abraços

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário