Entrevista: Anna Claudia Ramos

Bom dia, tudo bem? Bom, como alguns de vocês sabem, sou estudante de Letras pela Universidade de Passo Fundo. E o curso tem um projeto que se chama "Livro do Mês", em que os estudantes leem uma obra e depois têm a oportunidade de conhecer o autor pessoalmente e conversar com ele. Já havia participado de alguns dos Livros do Mês quando estava no Ensino Médio, mas é diferente quando você está na graduação. Entrei no curso em 2015 e meu primeiro Livro do Mês como aluna de Letras foi "Petra do coração de pedra", pelo qual me apaixonei a primeira vista.

Para quem não conhece a obra, ela narra a história de uma menina chamada Petra que vive em Nanatuthi, uma cidade rodeada por florestas que fica ao norte do Portal Encantado. Após a morte de sua mãe, o pai de Petra se distância da menina. Até que um dia, Petra acorda com o coração transformado em um "coração de pedra". . Petra se torna uma menina diferente, prefere conversar com os animais do que com as pessoas da cidade, as pessoas julgam ela, os animais não. Um dia, indo à floresta ela encontra um centauro, que a convida a viver uma aventura em busca das respostas que ela tanto procura, mas ele avisa que não será fácil.
Petra decide fazer a travessia em busca de suas respostas, para isso ela terá que passar por três florestas: a Floresta da Escuridão (onde moram as escuridões que existem em você há milênios, seus temores milenares) , a Floresta do Medo (onde vivem seus medos mais profundos, até aqueles ainda desconhecidos) e a Floresta Enigmática (que é por si só um enigma, qualquer coisa pode acontecer). Mesmo sabendo que coisas difíceis a esperam, ela reflete sobre o que Kyron lhe falou: "Não existe coisa pior do que viver perguntando: E SE eu tivesse ido? Esse E SE é terrível. Já vi muita gente chorar uma vida inteira pensando E SE...?", e resolve partir para enfrentar seus desafios. No seu caminho Petra enfrentará monstros como Nobonaba, Aviar, Etrom... até chegar ao Portal Encantado. Ela deseja encontrar respostas as perguntas que vagam dentro de si: Por que minha mãe teve de morrer? Por que meu pai não fala comigo?... Será que ela encontrará essas respostas? Será que ela conseguirá vencer os monstros e os medos que a assombram? 
Eu sei o final da história, mas não contarei a vocês. Prefiro que leiam e percebam o quanto esse livro é rico e nos faz pensar sobre nós mesmos. Alguns dos nossos colegas do curso que o leram, acharam um pouco infantil, mas acredito que eles não tenham entendido a verdadeira essência da história. Petra, somos nós, todo dia, lutando para vencer a nós mesmos e a tudo aquilo que tememos. Dessa forma, nunca diria que o livro é "infantil", mas que pode e deve ser lido por pessoas de todas as idades. Até hoje tenho o mapa de Nanatuthi, de suas florestas e o Portal Encantado, ele me acompanha em meu caderno que levo para a faculdade.

Como eu disse pra vocês, depois de ler a obra os estudantes encontram com o autor. Nos encontramos então com a autora Anna Claudia Ramos. Ela é uma pessoa fantástica, extremamente humilde e uma contadora de histórias. Veja bem, contadora de histórias entra como um adjetivo porque, muitas pessoas se dizem contadores, mas pouco realmente contam histórias. Há um diferença. Enfim, durante sua visita à Passo Fundo, Anna nos cativou. Serei sempre uma grande fã dela. 
Então, há algum tempo entrei em contato com ela para pedir se ela responderia algumas perguntas para o blog (ou seja para vocês, nossos leitores) e prontamente ela aceitou o convite. Mandamos as perguntas e ao invés de somente respondê-las, ela ainda foi além e produziu um vídeo em resposta as nossas perguntas. Vídeo esse, exclusivo para vocês que acompanham o blog. 
No vídeo ela responde várias perguntas, desde sua formação leitora até perguntas relacionadas ao livro que lemos. Assistam, leiam e deem suas opiniões sobre as obras da autora. Tenho certeza que ela irá adorar falar com os leitores. Vocês também podem visitar o site da escritora http://annaclaudiaramos.com.br/ e lá encontrarão informações sobre ela, sobre livros, opiniões, prêmios que ela recebeu, lançamentos de livros, além de poder curtir um site muito fofo e bem feito. Sem enrolar mais, com vocês, Anna Claudia Ramos:

Espero que tenham gostado do vídeo, porque é impossível não gostar da autora. Agradeço imensamente Anna pela disponibilidade e pelo empenho em fazer esse vídeo. Admiramos você pela sua dedicação formar leitores pelo país afora. Obrigado, por fazer de nós, seus leitores, protagonistas.
E para os leitores, um grande abraço.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário