Os 13 porquês - Jay Asher

Boa tarde, tudo bem? Hoje falarei um pouco sobre um livro que li este ano e que me surpreendeu e emocionou. O livro "Os 13 porquês", do inglês "Thirteen reasons why", escrito pelo autor americano Jay Asher e editado no Brasil pela Editora Ática. Esse foi um dos livros escolhidos trabalhar no Mundo da Leitura na prática do Ensino Médio que vamos desenvolver durante o ano, por isso não o li para passar o tempo, eu sabia que depois teria de trabalhar ele com os alunos. Devo dizer, no entanto, que deveria ter lido-o antes, pois trata-se de uma narrativa que retrata de forma sensível fatos que acontecem na nossa realidade.
Jay Asher

Capas do livro em português e em inglês
















Resenha: Aquele era um dia normal para Clay Jensen, pelo menos até agora. Havia ido para casa após a aula e ao chegar encontrou uma encomenda na porta endereçada para ele, mas sem nenhum remetente. Ao abrir o pacote encontra sete fitas cassete. "No canto superior de cada fita há um número pintado em azul-escuro, talvez com esmalte de unha. Cada lado tem um número. Um e dois na primeira fita, três e quatro na seguinte, cinco e seis, e assim por diante. A última fita tem um treze de um lado, mas nada no outro". Já é estranho receber uma caixa sem remetente, mas receber uma caixa de fitas cassetes? Quem usa isso? 
Ele precisa descobrir o que aquilo significa. Então vai até a garagem, onde seu pai guarda um rádio velho que toca fitas. A primeira fica começa a tocar... "Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo." Clay não consegue acreditar. Tem que ser alguma brincadeira de mal gosto. Só pode ser isso, não é?!? Afinal, Hannah Baker se matou, já faz alguns dias. A voz de Hannah continua: "Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, porque ela chegou ao fim. E, se estiver escutando essas fitas, você é um dos motivos." Mas o que Clay tinha a ver com a morte dela? O que ele fez? Ou o que não fez?
Além das fitas, todas as pessoas que fazem parte da história, também receberam um mapa da cidade. Cada um dos lados da fita fala sobre uma pessoa e um lugar específico. As instruções são claras: "Número um: você escuta. Número dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil pra você." 
A primeira fita, a primeira pessoa. Enquanto Clay escuta a voz conhecida saindo do auto-falante, pensa no motivo daquilo estar acontecendo com ele. Por quê? Então a primeira pessoa é anunciada, Justin, Justin Foley. O primeiro beijo de Hannah. Um beijo inocente e um garoto que queria se exibir. Um boato que fez com que uma lembrança muito boa fosse arruinada. Ao terminar a fita Clay sente-se totalmente confuso e exausto, mas é apenas o começo. Então ele pega (escondido) o walkman do seu amigo Tony, coloca a próxima fita para tocar e caminha até o primeiro local marcado no mapa.
Clay escuta cada uma das fitas, enquanto pensa quando chegará a vez dele. Quando Hannah dirá os erros que ele cometeu e o papel dele no suicídio dela. Quando ele descobrirá que é um dos culpados por uma morte. Ele escuta Hannah descrevendo situações que aconteceram com ela, como os outros alunos inventaram fatos que nunca aconteceram, como a malícia pode ser destruidora. "Amigos" que acabaram mostrando-se inimigos. Como tudo pode sair do controle dentro da escola. Como "brincadeiras" podem se tornar muito mais que simples brincadeiras.
Ele caminha pelos lugares que Hannah esteve e sente raiva das pessoas que, de alguma forma, a levaram a decisão de cometer suicídio. Então chega a sua vez. A fita nove é a sua. Mas o que o aguarda? Como essa história acaba? E quem será o número treze?
Contra-capa



Mapa da cidade de Cresmont na parte interior da capa do livro,
com os locais que Hannah marcou.

















Opinião: O livro reflete a realidade das escolas de educação básica do mundo todo. O bullying, onde brincadeiras acabam saindo do controle e ferindo pessoas, de várias formas. As situações vexatórias a que muitas vezes meninas e meninos são submetidos pelos próprios colegas. Na minha opinião o livro é bem escrito e trata com clareza de assuntos que precisamos discutir e que acabam sendo abafados. A forma como as mulheres são tratadas na escola, reflete o modo como são tratadas na sociedade, e o livro expõe isso. Jay abre as portas das escolas e mostra para o mundo o que acontece lá dentro. Demonstra ainda como esses fatores levam as pessoas a tomarem decisões drásticas, como o suicídio, ou em outros casos, o homicídio. Por esses motivos acredito que esse livro não só é uma leitura que deve ser indicada aos jovens, mas uma leitura que precisa ser feita. Só assim os estudantes terão discernimento e pensamento crítico para superar as dificuldades que encontram no dia a dia.

Aos que estão pensando em ler e aos que já leram, o livro agora virou série, produzida pela Netflix, com data de estreia prevista para março deste ano. Uma das produtoras da série é a cantora Selena Gomez. Todas as informações sobre a série podem ser conferidas na página do facebook Os 13 porquês Brasil. Estamos torcendo para que a série consiga ser tão boa quanto o livro.

Aproveite o tempo que ainda tem antes da série estrear e leia o livro que se encontra disponível on-line: clique aqui.
Abraços.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário