Resenha: Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...

       Um livro que marcou muito foi Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída.... Bom ai você vai pensar: "Mas com esse título". Calma, pra você que não conhece, não entre em pânico querido leitor. Vou esclarecer as coisas... O livro é dos autores Kai Hermann e Horst Rieck, publicado pela editora Bertrand Brasil do Grupo Editoral Record.
       



     A obra em questão originou-se do próprio interesse de Christiane F, em romper o silêncio e relatar seu depoimento aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a questão dos tóxicos entre os adolescentes. O livro tem início com o texto do processo (Berlim, 1978) em que Christiane, colegial, menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se entregado à prostituição, com o propósito de juntar dinheiro suficiente para comprar drogas. Após tudo isso, sua família se desestruturou - o pai ficou desempregado, a mãe pediu o divórcio, e o inferno instalou-se no seio da família.O livro intercala o depoimento de Christiane com o de sua mãe, de policiais que tiveram contato com a menina, e de psicólogos. 
     Christiane, começou a fumar maconha e consumir medicamentos como Valium e Mandrix, além de LSD, aos 12 anos de idade. Aos 13 começou a frequentar boates, conheceu Detlef (que se torna seu namorado e também é viciado). Uma nova droga entra no mercado, heroína ou só "H", Christiane começa cheirando a droga, mas m pouco tempo começa a se picar e afundar cada vez mais. Já não pode ficar sem ela, a fissura é muito grande. Para manter seu vicio, aos 14, ela começa a se prostituir. No começo ela escolhia seus clientes, mas com a necessidade de se picar até 3 vezes por dia ela acaba por fazer sexo com qualquer um por quase nada.
      Eu li este livro com 14 anos, então imaginem qual era o meu estado. Chorei muitas vezes com os relatos de Christiane e muitas vezes me perguntei como aquilo poderia ser verdade, era tudo tão cruel e brutal. Ela não conseguia viver sem a droga e quase se matou por ela.
     No fim do livro há o relato emocionante de como Christiane deixou as drogas e como se deu o julgamento. Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Quando soube disso foi outro choque para mim, queria realmente que a história da garotinha que cresceu e foi escravizada pelas drogas tivesse um final feliz.
     Christiane sobreviveu, mas nunca conseguiu se livrar do vício. Aos 45 anos, tomava vários medicamentos, passava regularmente por sessões de terapia que não eram bem sucedidas.Christiane passou um período morando num apartamento simples em Berlim com dois tios e com o filho, Jan-Niklas. Aos 52 anos de idade voltou a tomar drogas pesadas. O filho (Jan-Nicklas) vive atualmente numa instituição para menores nas redondezas de Berlim, e os avós deverão ajudar a decidir onde será a sua futura morada. Aos 53 anos, com a ajuda da escritora e jornalista Sonja Vukovic, lançou um novo livro, “Christiane F. - Mein Zweites Leben” ("Christiane F. - A vida apesar de tudo."), onde conta a sequência de sua vida, passando pelo retorno às drogas e sua superação, nascimento de seu filho, seu trabalho em uma instituição de apoio à recuperação de jovens dependentes, além de contar seu atual momento. Não consegui adquirir o livro ainda, mas tenho interesse em ler o novo livro dela. Um dia vou ler e contarei a vocês. 
         Agora sinto-me na obrigação de dizer que, apesar de o final da história não ser realmente feliz, nunca me arrependerei de ter lido Eu, Christiane F., foi um livro que me fez crescer muito e sei que se vocês lerem vão gostar também. Meu pai e minha mãe sempre me advertiram sobre drogas, mas eu só consegui ver o quão mau elas faziam a uma pessoa com esse livro, por isso nunca usei nenhum tipo de droga. A leitura nos ensina muitas coisas, esse livro também me ensinou e tenho a certeza que continuará ensinando a todos que o lerem.

BEIJINHOS!!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário